segunda-feira, 8 de agosto de 2016

E O NOSSO CONSÓRCIO NÃO FOI NEM FORMADO

Quatro policlínicas regionais de saúde estão em construção e com obras aceleradas: Jequié, Teixeira de Freitas, Irecê e Guanambi. As unidades fazem parte dos Consórcios Públicos de Saúde, criados pelo Governo do Estado, para atender a demanda da média complexidade no interior da Bahia. As obras foram iniciadas há cerca de três meses e a previsão é que sejam inauguradas no primeiro semestre do ano que vem.

O Secretário da Saúde do Estado, Fábio Vilas-Boas, explica que esses equipamentos vão contribuir com a interiorização da saúde e também para “desafogar” os grandes centros e evitar que os pacientes saiam dos seus municípios para serem atendidos. As policlínicas oferecerão até 18 especialidades, além de serviços de apoio ao diagnóstico como radiografia, tomografia, ultrassonografia, endoscopia e ressonância magnética.
,
Todo o custo da construção das policlínicas será responsabilidade do Governo e a manutenção mensal será compartilhada entre o Estado, que financiará 40% dos custos, e os municípios consorciados, que vão cobrir os 60% restantes proporcionalmente à sua população.

Enquanto isso, o processo para a criação do consórcio envolvendo 15 (quinze) municípios do Semiárido Nordeste II não foi concluído, já que a maioria dos  prefeitos não encaminharam para as Câmara de Vereadores projeto de lei que autoriza os seus municípios participarem do mesmo, sendo assim, legalmente, o Governo do Estado não pode licitar a obra para a construção da policlínica, que provavelmente seria em Ribeira do Pombal. Fonte: Ascom Sesab e Joilson Costa, Rádio Pombal FM. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário