sexta-feira, 2 de setembro de 2016

UNIDADE IMPLANTADA EM RIBEIRA DO POMBAL

Os agricultores de caju do nordeste da Bahia irão contar com a implantação de uma Unidade Demonstrativa de Controle do Oídio, desenvolvida pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Agroindústria Tropical, com sede no Ceará, para controle do Oidio (Oidium anacardii). Trata-se de uma doença que ataca os tecidos jovens da planta, as inflorescências, pedúnculos e castanhas. A iniciativa integra ações do Governo da Bahia para recuperar a cultura de caju no estado, que ocupa o quarto lugar na produção nacional da fruta.

Na Bahia, a produção de caju é realizada principalmente por agricultores familiares e se concentra em municípios como Cícero Dantas, Ribeira do Pombal, Ribeira do Amparo, Banzaê e Antas. Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam 20 mil hectares plantados, com uma produção de seis mil toneladas por ano.
Visitas de campo foram  realizadas até a quarta-feira, 31 de agosto 2016,  nos pomares de cajueiros de municípios do Território Semiárido Nordeste II, com o objetivo de socializar técnicas e metodologia que serão aplicadas na Unidade Demonstrativa.

A atividade envolve técnicos da Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (Setaf) de Ribeira do Pombal, da Embrapa Ceará, da Fundação Banco do Brasil e representantes da Cooperativa dos Cajucultores Familiares do Nordeste da Bahia (Cooperacaju).

De acordo com José Augusto Ferreira, técnico da Bahiater, a Unidade Demonstrativa de Controle do Oídio será implantada em Ribeira do Pombal, sob orientação de pesquisadores da Embrapa/CE. “O controle do oídio do cajueiro será feito com a aplicação de enxofre, um produto inócuo à saúde humana e ao meio ambiente e apropriado para cultivos orgânicos”. Da SECOM Bahia. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário