sexta-feira, 4 de agosto de 2017

CERVEJA DE UMBU: SUCESSO TOTAL SALVADOR

A primeira sexta-feira de agosto, 4 de agosto 2017, quando é comemorado o Dia Internacional da Cerveja, tem sabor de agricultura familiar. A Saison Umbu, cerveja da Cooperativa de Agropecuária Familiar de Canudos, Uauá e Curaçá (Coopercuc), localizada no município de Uauá, semiárido baiano, está sendo a mais pedida nas principais cervejarias de Salvador.

A cerveja de umbu pode ser encontrada na rede de lojas de cervejas artesanais, a Mestre Cervejeiro, onde a bebida da Coopercuc registrou recorde de pedidos. De acordo com o responsável pela rede, Luís Leite, “a cerveja de umbu é muito procurada em todas as lojas da rede”. Por conta da grande procura, a rede de lojas escolheu a Saison Umbu para celebrar o Dia Internacional da Cerveja em suas redes sociais com a legenda “a cerveja mais pedida finalmente chegou”.

O responsável pela bebida que vem atiçando o paladar dos baianos é o jovem cervejeiro da comunidade tradicional Serra da Besta, município de Uauá, Emanuel Messias Almeida. Ele conta que na primeira vez que a cerveja foi fabricada a cooperativa forneceu somente a polpa: “Mas não nos contentamos em apenas fornecer a matéria-prima, queríamos mais e buscamos outras alternativas”.

Emanuel se capacitou participando de cursos sobre o tema: “Aprendi sobre a cerveja artesanal e o processo de fabricação. Saí de Uauá com a missão de desenvolver a receita de umbu, com estilo saison, e voltei com a missão cumprida. Hoje a cerveja tem matéria-prima e essência baiana”.

O Governo do Estado, por meio da Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR), empresa pública vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR), vem contribuindo para o fortalecimento da Coopercuc, por meio de ações como a implantação de agroindústrias de frutas e apoio à comercialização.  Fonte: Ascom/ Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)

Nenhum comentário:

Postar um comentário