sexta-feira, 4 de agosto de 2017

GLÓRIA: CAPITAL BRASILEIRA DA TILÁPIA

Nos últimos meses o município localizado no norte baiano, se tornou o maior produtor de tilápia do País, era liderado pelo estado do Paraná. A boa nova foi anunciada na manhã de sexta-feira, 4 de agosto, pelo Gerente Regional da Bahia Pesca em Paulo Afonso, Anttonio Almeida Júnior durante entrevista ao Programa Diário da Manhã, da Rádio Betel FM, de Paulo Afonso. 
Segundo Almeida, os números foram revelados após um grande levantamento estatístico apoiado pela Bahia Pesca e em todas as bacias pesqueiras nos estados da Bahia, Minas Gerais, São Paulo Paraná, e Mato Grosso, que são os cinco maiores polos de produção de aquicultura.  O Ceará que seria o sexto estado a ser avaliado foi prejudicado com a seca no açude Castanhão, o que provocou um significativo esvaziamento da atividade naquela região, ressaltou Almeida Jr. Segundo ele, Glória hoje é a cidade que mais produz tilápia no Brasil. São 17.800 toneladas do produto ano. Com isso, “Glória hoje é a Capital Brasileira da tilápia” comemorou.

O município de Paulo Afonso produz 500 toneladas ano. A região dos lagos do São Francisco, também conhecida como parque aquícola, incluindo a Bahia e Pernambuco produz aproximadamente 35 mil toneladas ano. Neste cenário o município de Glória sozinho é responsável metade da produção de tilápia da região dos Lagos região do São Francsico.  Almeida reiterou que pesquisa foi realizada pela EMBRAPA, UNESP, UNEB e BAHIA PESCA, concluiu.  Por Luiz Brito DRT 3.913 no site Bob Charless.

Nenhum comentário:

Postar um comentário