sexta-feira, 6 de outubro de 2017

DIA DO PREFEITO: 06 DE OUTUBRO. PARABÉNS



Agentes transformadores da realidade dos municípios, os gestores municipais são lembrados no dia 6 de outubro pelo Dia do Prefeito. A data serve para reconhecer a função desse ator social que chama pra si o papel de unir o município no processo cooperativo de mudanças. O prefeito é responsável por administrar o município, em conforme às leis, dentro da ordem constitucional, chefiar a administração dos serviços públicos e o equilíbrio das contas da prefeitura.

Escolhido por eleição popular, realizada de quatro em quatro anos, o prefeito ganha o reconhecimento como representante da cidade, trabalha pelo desenvolvimento social, cultural e econômico da localidade, negocia convênios, apresenta projetos de leis na Câmara Municipal, publica ou sanciona leis, além de representar legalmente o município. Mas junto a tudo isso, sofre com muitas dificuldades. Eles enfrentam a falta de recursos, a escassez de profissionais qualificados e muita burocracia.

“O prefeito é o agente público mais cobrado. Ele está mais próximo da população, recebe todas as demandas, porém não é ouvido pelo governo federal e o Congresso da maneira que necessita ser. É um desafio ser prefeito no Brasil e ser o gerente da máquina pública porque quando se administra é preciso ter vontade de fazer a coisa certa e enfrentar os que buscam o interesse pessoal ou de grupos. Governamos para o coletivo. Por isso desejo força, equilíbrio e muito sucesso aos prefeitos, porque deles depende o bom desenvolvimento dos nossos municípios e a qualidade de vida do cidadão”, destaca o prefeito de Bom Jesus da Lapa e presidente da UPB, Eures Ribeiro, em referência a passagem da data.

Entidade representativa, a UPB está sempre à disposição dos gestores para colaborar com a tarefa de administrar os municípios. A Casa dos Prefeitos está de portas abertas aos administradores de boa fé, que querem o melhor para seus municípios. Do site da UPB.

Nenhum comentário:

Postar um comentário