quarta-feira, 18 de outubro de 2017

ENFERMEIROS PROTESTAM CONTRA DECISÃO

Dezenas de enfermeiros realizaram na segunda-feira, 17 de outubro 2017, um protesto em Paulo Afonso contra decisão da Justiça Federal que os proíbe de requisitar exames na atenção básica. Com o apoio de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), de profissionais de outras áreas, de estudantes e de professores, eles se mobilizaram vestindo roupas pretas percorrendo as principais ruas do centro da cidade. 
Na segunda-feira (16), a coordenadora geral do SAMU Regional de Paulo Afonso, Fabrízia Vital, utilizou a tribuna da Câmara de Vereadores do município, para informar que de forma pacífica e ordeira os enfermeiros iriam protestar contra a restrição de atividades da categoria no SUS de todo o Brasil, estabelecida por meio de uma liminar do Conselho Federal de Medicina (CFM).

A decisão, assinada no dia 27 de setembro pelo juiz Renato Borelli, atende a um pedido do Conselho Federal de Medicina (CFM). A entidade alega que o objetivo é preservar as atribuições privativas dos médicos e garantir que pacientes não sejam colocados em risco. Por sua vez, o Conselho Federal de Enfermagem (Cofen) critica a atitude e vê nela uma tentativa de reserva de mercado que trará prejuízos para o atendimento à população. Segundo a entidade, nem sempre as equipes de saúde estão completas, principalmente em cidades mais pobres, nas quais enfermeiros são fundamentais. Por: Luiz Brito DRT\BA 3.913

Nenhum comentário:

Postar um comentário