quinta-feira, 12 de outubro de 2017

ÍNDIOS DEIXAM SEDE DA FUNAI PAULO AFONSO



Os cerca de 200 índios que ocupavam a sede da Fundação Nacional do Índio (Funai) na cidade de Paulo Afonso, no norte da Bahia, deixaram o prédio na quarta-feira, 11 de outubro 2017, após uma reunião com a coordenadoria do órgão.

A informação foi passada pelo novo Coordenador Regional, Ivo Augusto Oliveira, que assumiu o cargo interinamente após a saída do antigo coordenador, Edson Oliveira Maciel. Os indígenas, que pertencem a 12 etnias diferentes da Bahia e do Pernambuco, ocupavam o prédio desde o dia 2 de outubro.

De acordo com Ivo Augusto, os índios só deixaram o prédio porque a exoneração do antigo coordenador foi oficializada durante a reunião ocorrida nesta quarta. Esta era a principal pauta dos manifestantes.

Na terça-feira, 10 de outubro 2017, os índios protestaram contra a nomeação de Edson Oliveira Maciel (Dinho) para o cargo de Coordenador Regional, indicado pelo Deputado Federal Mario Negromonte Junior. Por conta do ato, Dinho renunciou ao cargo e ficou de oficializar a decisão.

"O coordenador que estava em exercício assinou a exoneração. Diante disso, os índios entenderam que era momento de voltar para casa. Não teve nenhum tipo de violência ou constrangimento. Na saída, os índios deixaram tudo limpo, organizado", contou Ivo Augusto.

Além da saída do antigo coordenador, os índios pedem também a visita do presidente da Funai para conhecer as comunidades da região. Conforme o coordenador interino, durante a reunião, também ficou definido que a visita será agendada. Do Chico Sabe Tudo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário