sexta-feira, 20 de outubro de 2017

POPULAÇÃO CLAMA POR ÁGUA E CARRO PIPA



 Nas últimas semanas recebemos diversos relatos de moradores da zona rural de Araci sobre o estado de calamidade que está a situação hídrica de alguns povoados do município. O primeiro relato apresentado foi divulgado pelo site dia 07 de outubro. Uma família da região do povoado da Retirada suplicava por ajuda porque só tinham água para as necessidades básicas e ela estava acabando. Eles pediam ajuda para a aquisição de um caminhão de água. Segundo a família, a Secretaria de Assistência Social tinha negado à época e só forneceriam a água após 15 dias. Desde de esse relato, chegaram à redação 04 relatos de moradores da zona rural.

O primeiro deles vem do povoado de Poço Grande. Segundo o morador, o dessalinizador está funcionando precariamente, mas não consegue atender a toda a população. “A gente vai na Secretaria pedir ajuda, mas não consegue. Uma liderança local aqui no Poço Grande está selecionando quem vai receber os poucos caminhões pipas com água que são fornecidos. Quem votou na oposição está tendo muita dificuldade“, disse o morador. 

Da região do Barbosa, uma moradora fez o seguinte relato: “nossos tanques de água estão secos. Faz tempo que as aguadas não são limpas com as máquinas da prefeitura. Nós estamos tendo que comprar o caminhão pipa com pouco dinheiro do nosso bolso“, disse ela. Outro relato semelhante veio do Rufino, onde a comunidade se uniu para alugar uma máquina para ser usada na limpeza de uma barragem. “Há muito tempo a gente vinha pedindo caminhões pipa e uma máquina para limpar a barragem. Não conseguimos e fizemos nós mesmo. Foi muito esforço”, disse um líder da região. 

Da região da Barreira veio outro triste relato. A moradora disse: “nós chegamos na secretaria para pedir um caminhão pipa e estamos tendo dificuldade. Estamos vivendo uma das piores secas da história. O caminhão pipa é muito caro e não temos como pagar. Em nossa casa é um banho a cada 2 dias e a água para cozinhar é regrada. Ainda temos água porque peguei dinheiro emprestado para comprar“, afirmou a moradora.  O site fez contato com a Secretária de Assistência Social de Araci, Rita Adriana, que não respondeu aos questionamentos. Do site A Voz do Campo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário